Central do Cliente
Atendimento/Vendas 61 9 8377-5281

Registre seu dominio

www.

O que é Spam?

Spam é o termo utilizado para definir o envio não solicitado de mensagens em determinada quantidade e consiste no envio de mensagens indesejadas, geralmente anúncios não solicitados a um grande numero de destinat[arios. Mensagens não comerciais enviadas em massa também são consideradas Spam. Listas de email não tratadas que são adquiridas na internet podem conter os chamados "coringas" ou spamtrap, com o intuito de capturar quaisquer mensagens e realizar auto-denuncia de emails, sejam eles legitimos ou não, podendo prejudicar o restante do envio.

Spam é um problema sério de segurança, pois também pode ser utilizado para transmitir Cavalos de Tróia, vírus, worms, spywares, ransomware e ataques de phishing (sites falsos) direcionados, com o intuito roubar senhas de acesso a bancos ou demais serviços essenciais na internet, a fim de lesar e prejudicar o destinatário.


Porque Spam é um problema?

Estima-se que mais de 70% do tráfego de correio eletrônico mundial em 2018 seja considerado SPAM, e este índice cresce em niveis alarmantes. Sistemas de proteção para correio eletrônico implicam em gastos de infra-estrutura e causam prejuízos ao provedor, pois o envio de spam quando detectados pelos sistemas de grandes players, os envios legitimos são bloqueados e usuários que não fazem spam acabam prejudicados por não conseguir entregar suas mensagens a seus destinatários.


A metodologia utilizada na Stoppay no combate ao SPAM

Promovendo a ética no envio às mensagens eletronicas, enviar SPAM acarreta em prejuízos tanto para o detentor do domínio, como também para o provedor de hospedagem, tais como:

  • Denegrir a imagem da empresa que faz spam;
  • A inclusão do provedor em listas negras;
  • O não cumprimento das regras do datacenter que pode cortar os serviços sem previo aviso.

A Stoppay participa e colabora diretamente com o projeto opensource brasileiro SPFBL como ferramenta principal no combate ao SPAM e oferece gratuitamente a seus clientes de hospedagem de sites, revenda de sites e email exchange.

O SPFBL tem como principal objetivo utilizar algoritimos de checagem de informações em uma base de reputação baseadas em ip/dominio e remetente, capazes de determinar as mensagens eletronicas como legitimas ou ilegitimas, e forçar seu envio diretamente para a caixa de Spam dos clientes.
Uma vez identificado o grau (reputação) de spam, o SPFBL define quais mensagens detectadas com certo grau de periculosidade serão entregues às caixas de SPAM ou descartadas e as mensagens ilegitimas são enviada diretamente para caixa de SPAM.

A Stoppay não descarta mensagens ilegitimas por considerar que o destinatário, em algum momento, permitiu seu recebimento.


Precauções

  • Evite comprar listas de emails e/ou utilizar programas/sistemas especializados no envio de mensagens em massa. Além de sofrer negativamente as consequências citadas neste artigo, a imagem de sua empresa poderá se comprometer. Existem poucas listas confiáveis, como as da Editora Abril;
  • Infelizmente não há nenhuma regulamentação brasileira vigente sobre o assunto, diferentemente do que é referenciado em muitas mensagens de spam. O debate na comunidade brasileira menciona uma série de recomendações promovidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ou CGI.br, com o intuito de prevenir e evitar o envio de spam;
  • Recomendamos que para fins de envio de mala direta é necessário obter a autorização de usuários para os quais desejam enviar e-mails para este fim, como em eventos realizados pela sua empresa. O ideal é utilizar uma ferramenta especifica, para que o próprio usuário se cadastre em sua lista:

Você também pode utilizar outras formas de propaganda, como a divulgação de sites, adesivos em carros, folhetos, brindes, mala direta via correio e até um telemarketing bem segmentado.
Para um aprofundamento maior com relação ao Marketing "um a um", utilizado para um relacionamento mais estreito com seus clientes, incluindo o uso de bancos de dados de marketing, acesse o site do Peppers & Rogers, pioneiros no Marketing um a um, em http://www.1to1.com.br.


Como Reclamar?

Caso identifique algum cliente hospedado na Stoppay enviando SPAM, entre imediatamente em contato conosco através do email antispam@stoppay.net sem remover o codigo do assunto e nos informe a respeito de spams recebidos por nossos clientes.
Fique tranquilo, nós manteremos o total sigilo de sua identidade.


Mais informações

Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br
Cartilha AntiSpam promovida pelo CGI.br
SPFBL - Rede Brasileira no combate ao SPAM
Spam.Abuse.net - Fight Spam on the Internet! (inglês)


Última atualização: 16/12/2016

O que dizem nossos clientes

Entre em contato via Messenger do Facebook