HTTP/2 disponível na Stoppay

30/12/2016 • Stoppay


Anunciamos oficialmente que a versão mais recente do padrão HTTP já está disponível nos servidores da Stoppay. O novo padrão HTTP/2 resolve muitas limitações de desempenho fundamentais que antes existiam no HTTP/1.x e pode resultar no aumento da velocidades de carregamento de páginas em até 50%.

Teste realizado em https://http2.akamai.com/demo

O que é o HTTP/2?

HTTP/2 é a primeira grande mudança do padrão da Web desde o lançamento em 1997 do padrão HTTP/1.1 publicado pela IETF.
O novo protocolo HTTP é necessário para acompanhar o crescimento exponencial da web. O sucessor do HTTP/1.1 traz uma melhoria significativa na eficiência, velocidade e segurança e é suportado pela maioria dos navegadores web modernos. Uma lista de navegadores compatíveis com HTTP/2 pode ser encontrada em caniuse.com.

Utilizando o novo padrão HTTP/2

O novo padrão HTTP/2 funciona perfeitamente com as aplicações existentes e nenhuma alteração é necessária. Com o lançamento do suporte ao HTTP/2, todos os servidores continuam totalmente compatíveis com o padrão HTTP/1.x e podem fornecer tráfego HTTP/1.x e HTTP/2 em paralelo. Isso permite que os navegadores que ainda não suportam o HTTP/2 continuem trabalhando da mesma maneira.

Atualmente os navegadores suportam somente HTTP/2 quando um site está sendo acessado por HTTPS. Portanto, para que possa usufruir das melhoras do padrão HTTP/2 seja utilizado, seu site ou aplicação deve ter o SSL ativado. Quando o SSL estiver ativado para seu aplicativo, o suporte a HTTP/2 será ativado automaticamente pela Stoppay.
Recentemente a Stoppay anunciou a disponibilidade do emissor gratuito Let's Encrypt para fornecer ambiente seguro aos sites dos clientes. Ao ativar o Let's Encrypt, automaticamente o site será suportado também pelo novo padrão HTTP/2.

Teste realizado em https://tools.keycdn.com/http2-test


Benefícios do HTTP/2

O HTTP/2 proporciona maior desempenho e segurança à aplicações Web modernas, adicionando quatro recursos principais ao padrão HTTP:
  • Conexão Persistente Única - Uma única conexão com o servidor é usada para cada página da web. O navegador mantém essa mesma conexão aberta, desde que a página esteja aberta.

    Comparativo http/1.1 vs http/2 em aplicação Java
  • Multiplexação - As solicitações e as respostas são realizadas através de fluxos separados multiplexados na mesma conexão. Isso significa que as respostas podem ser recebidas em qualquer ordem, portanto, uma solicitação para um recurso lento, como um arquivo grande, não forçará outros pedidos e respostas a esperar até que a solicitação lenta termine.

    Comparativo de multiplexação entre http/1.1 vs http/2
  • Encapsulamento de Cabeçalho e Codificação Binária - Os cabeçalhos de solicitação e resposta são compactados usando um novo padrão seguro que reduz a quantidade de dados que atravessam a rede.
  • Priorização - Pedidos podem ser atribuídos níveis de prioridade que o servidor pode ter em conta ao responder a solicitações.


HTTP/2 substitui SPDY

O novo padrão HTTP/2 evoluiu de um protocolo anterior chamado SPDY que foi desenvolvido pelo Google. Após vários anos de desenvolvimento e evolução do protocolo SPDY, bem como o feedback de muitas organizações usando SPDY, foi criado um novo padrão HTTP/2 que melhorou ainda mais o protocolo SPDY.
Com a padronização do HTTP/2, os navegadores agora estão deixando de suportar SPDY.

Caso tenha dúvidas a respeito deste novo padrão, acesse a Área do Cliente.